13.10.11

Dúvidas (ultimamente muito) frequentes

Nesta derradeira fase do concurso, muitas dúvidas têm suscitado a divulgação de um acréscimo ao concurso: a votação no Facebook.

Para esclarecer determinados detalhes em torno desta questão e da fase final do concurso, voltamos a esclarecer...

DÚVIDAS (ultimamente muito) FREQUENTES :)


Os vencedores serão escolhidos no Facebook?
Não. O júri continua a ter a última palavra. Simplesmente decidiu que este processo poderia ser, desde logo, partilhado com os Amigos do VILA VERDE viva! e assim dar logo a conhecer todas as imagens concorrentes, para além de submetê-las a um 'sufrágio' de popularidade. É uma forma também de preencher o vazio de protagonismo e notícias que seria ocupado com a avaliação das imagens. Após concluído o período de votação e vendo quais as 4 imagens mais populares ou com mais 'Gosto', o júri manifestará se concorda com a decisão dos Amigos do VILA VERDE viva!

Quanto tempo durará a votação?
O período de votação no Facebook vai durar um mês, a contar do momento em que as fotos são colocadas na galeria entretanto criada 'Concurso de Fotografia VILA VERDE está viva!' e a votação arranca.

Mas assim não será uma votação justa, já que quem tiver mais amigos ganha...
Errado. A votação estará restrita aos amigos do VILA VERDE viva! e apenas a estes, não ao público em geral. É desta forma que queremos também premiar os amigos do site no facebook. Para salvaguardar situações irregulares, durante o período da votação não serão aceites novas amizades, esperando que assim o processo, meramente consultivo e teste de popularidade, seja minimamente idóneo da parte da organização.

Na votação no Facebook as imagens dos participantes que não são de Vila Verde vão sair prejudicadas já que os amigos do 'VILA VERDE viva!' são de Vila Verde...
Nada mais errado. Partir-se desse pressuposto é injuto, até para os próprio amigos do VILA VERDE viva! no Facebook, já que também temos uma grande percentagem de amigos de fora do concelho. Dos quase 1500 amigos, acreditamos na sua capacidade de avaliação, seguindo apenas o parâmetro da sensibilidade estética e do objetivo final deste concurso: escolhar as 4 imagens para ilustrar de forma personalizada o melhor de Vila Verde. E ao contrário do que à partida podemos julgar, acreditamos que os participantes de fora do concelho serão mais acarinhados por revelarem um Amor tão grande ou maior a Vila Verde, que os próprios vilaverdenses. As gentes de Vila Verde sabem receber quem vem de fora e ser reconhecido quando é manifestada estima pelo concelho.

Mas então qual é o papel do júri?
O júri, como designado desde o início, tem a última palavra, ou a decisão final e irrevogável. Simplesmente (e é o mais provável que aconteça, se a votação for justa) poderá ser concordante com a votação no Facebook, onde também manifestará o seu voto.

Andaram sempre a alterar a data do concurso. Afinal em que ficamos?
A data do concurso só sofreu uma única alteração relevante, que foi o prolongamento de um mês a fase de captação e envio de imagens. Não esqueçamos que a fase do ano em que lançamos o concurso foi algo crítica - a de férias - e por conseguinte, a pedido de vários interessados em participar - e porque, mais que os vencedores, é um número máximo de participações que nos interessa - decidimos prolongar esse prazo, a fim de dar a possibilidade a quem esteve de férias e/ou passou pelo concelho, pudesse enviar as imagens captadas cá; por outro lado, quisemos 'apanhar' o período propício à captação de momentos de ruralidade, durante a época de colheitas, outro dos factores 'genéticos' do concelho.

Mas assim os concorrentes que respeitaram o primeiro prazo do concurso saem prejudicados...
De facto ao terem enviado os trabalhos nos formatos pedidos, dentro do primeiro prazo previsto agora têm toda a legitimidade para sentirem-se algo prejudicados. Mas tal na realidade não se verifica, se atendermos à distinta natureza do concelhoe aos pressupostos gerais deste concurso de fotografia: que é promover e valorizar as potencialidades turísticas e culturais de Vila Verde. Vila Verde não é só agricultura ou colheitas. Para além disto, um dos dois objectos específicos do Concurso 'VILA VERDE viva!' é a realização de uma Exposição de Fotografia homónima ao concurso. Logo, todas as imagens participantes são relevantes, pois todas serão incluídas nessa exposição, feita com as fotografias a concurso. É nosso objetivo mostrar as multiplas perspetivas, de distintos olhares do melhor de Vila Verde, seja vilaverdense, ou não.

Antes era obrigatório enviar as fotografias imprimidas. E agora já não é?
Este é mais um ítem que tem suscitado dúvidas e que em nada foi alterado. Para participar neste concurso é OBRIGATÓRIO, antes como agora, o envio das fotos em formato digital e impresso, que deve ser enviado por mail e pelos CTT (ou entregue na morada), respetivamente. O facto de termos 'facilitado' aos participantes de última hora o envio das fotografias imprimidas, não implica que os mesmos fiquem dispensados de o fazer. Para estes a data limite é até ao final da próxima semana (21 de outubro). Os candidatos em falta, ,que até lá não enviem as fotografias imprimidas são automaticamente desclassificados, mesmo que liderem a pontuação com mais 'Gosto'. Lembramos que as impressões são para serem usadas numa exposição de fotografia alusiva ao concurso, um propósito que faz parte da estrutura do concurso, desde o seu lançamento. Por tratar-se de uma iniciativa simbólica e sem fins lucrativos, pedimos aos participantes que desta forma contribuam para a mesma. A exposição vai ser inaugurada no dia da entrega de prémios e estará patente ao público de forma gratuita e por um período de tempo ainda a designar. Depois, tentaremos torná-la itenerante e levá-la a outras localidades. Este é o nosso (e vosso!) contributo para a promoção cultural e turística de Vila Verde. :)

Afinal o que é mais importante: os vencedores ou os participantes?
AMBOS :) Queremos imagens fantásticas para distinguir as quatro melhores ex-aequo e protagonizarem a nossa próxima coleção de postais. Mas também queremos muitas participações, para fazer desta uma iniciativa rica em diversidade de olhares, pois do pouco que conhecemos de Vila Verde e ainda exploramos, já sabemos que este é um concelho extremamente virtuoso e multifacetado.

Sem comentários: