Regulamento do concurso



1.    Objectivos
1.1.  Desafiar amantes da fotografia a enviar imagens d’o melhor de Vila Verde sob uma perspectiva pessoal’; mostrar o que Vila Verde tem de especial e que enche de orgulho quem vive cá ou tornou memorável uma passagem pelo concelho.
1.2.  Pode ser um detalhe ou plano geral de uma paisagem, um monumento, um ícone cultural, gastronómico ou etnográfico da terra.
1.3.  As perspectivas podem ser muito ou pouco óbvias, desde que seja facilmente identificável Vila Verde na imagem, e exiba subliminarmente a mensagem: ‘É disto que tenho orgulho na minha terra, o que a torna tão especial e única; isto é o melhor que Vila Verde tem!’.
1.4.  As 4 melhores fotografias vão dar origem à próxima colecção de Postais do VILA VERDE viva!, a lançar antes do Natal.
1.5.  Para além das 4 imagens seleccionadas para protagonizarem os postais, os melhores trabalhos serão seleccionados para uma exposição de fotografia a ter lugar na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela e de acesso gratuito ao público.
1.6.  Os Postais ‘Vila Verde está viva!’ vão ser a próxima colecção de postais do VILA VERDE viva!; mais um produto turístico do concelho, com o intuito de promoção e valorização da cultura local e terão uma difusão nacional.
  
2.    Participantes
2.1.  O concurso é aberto a todos os fotógrafos não profissionais e entusiastas da fotografia, de Vila Verde ou de fora do concelho.

3.    Tema
3.1.  O tema do concurso é "VILA VERDE está viva!".

4.    Trabalhos
4.1.  Os concorrentes podem participar com trabalhos a cores e a preto e branco.
4.2.  Cada participante pode apresentar a concurso até 4 fotografias.
4.3.  Não serão aceites imagens manipuladas digitalmente, retiradas da internet, que não pertençam ao seu autor ou que tenham participado em outros concursos e/ou exposições de fotografia.
4.4.  A comprovação de algum dos pressupostos do item anterior, durante ou após o concurso, até à edição dos postais, resulta na imediata eliminação da participação e/ou escolha de outra(s) das imagens a concurso.
4.5.  Os trabalhos devem ser apresentados de duas formas:
4.5.1.  em formato digital, com resolução mínima de 72dpi
4.5.2.   impressos em papel, com formato de 20x30.
4.6.  As imagens digitais devem ser enviados até 13 de outubro de 2011 por e-mail para mag.vilaverdeviva@gmail.com, com indicação, no corpo do e-mail, de nome do autor, morada, contacto de e-mail e de telemóvel; título, data, local e descrição da(s) fotografia(s) e ainda deste documentos (fazer download em documentos para participar):
      
       4.6.1 Declaração cedência de direitos de imagem;
4.7.  As imagens impressas devem ser enviadas pelos CTT ou deixadas na caixa de correio, num envelope fechado, na seguinte morada:
VILA VERDE viva! Avª Dr. António Ribeiro Guimarães, 1013, 4730-715 Vila Verde.
4.8.  As fotografias impressas devem vir acompanhadas por outro documento, sem o qual as fotos não serão aceites a concurso:
4.8.2.    Ficha de participação;
4.9.  No verso de cada fotografia deverá ser escrito, com caligrafia legível, o nome do autor, e-mail e o título da fotografia;

5.    Prazo de entrega
5.1.  Os trabalhos devem ser enviados, via e-mail, até 13 de outubro de 2011.


5.2. Os trabalhos impressos podem ser enviados posteriormente, sob pena de, os trabalhos não enviados, não participarem na exposição.

6.    Escolha dos vencedores
6.1.  Após aingida a data limite do concurso, todos as fotos a concurso vão ser publicadas, em simultâneo, e por ordem aleatória, no Facebook, acompanhadas dos respetivos dados (nome do autor, data, local, título e descrição da fotografia).
6.2.  As fotografias vão ficar sujeitas, por um período de um mês, à votação dos visitantes e utilizadores do Facebook, que sejam amigos do VILA VERDE viva!


6.3.  As quatro fotografias que tiverem mais 'Gosto' ou 'Like' são as vencedoras do concurso.


6.4. Os membros do júri pre-designado também votarão no Facebook, mas em apenas 4 imagens cada um. A estes cabe a última palavra sobre a decisão dos vencedores, que pode ser coincidente com a votação no Facebook.
6.5.  A escolha das favoritas é ilimitada, podendo um utilizador votar em todas se assim desejar!


6.6. A decisão final cabe ao júri e é irrevogável.

7.    Prémio
7.0. Cada um dos quatro vencedores terá direito a um prémio monetário no valor de 100 euros atribuídos pelo(s) patrocinador(es) do concurso.*


7.1.  O prémio é ainda a protagonização da próxima colecção de postais ‘VILA VERDE está viva!’, através da escolha de uma ou mais imagens das quatro que ilustrarão os postais.
7.2.  O autor da(s) imagem(ns) verá o seu nome e título(s) da(s) fotografia(s) publicado(s) no verso do(s) postal(is) e será convidado para a apresentação da colecção, em data e local a designar, para além de receber uma colecção dos novos postais.
7.3.  Será organizada uma exposição final, com as quatro fotografias protagonistas da nova colecção de Postais e uma selecção das melhores imagens participantes no concurso, em número a decidir pelo júri e organização.
7.4.  A exposição decorrerá na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em data a designar.
7.5.  A colecção de postais será apresentada oficialmente antes do Natal de 2011.
  
8.    Divulgação
8.1.  Os resultados serão divulgados no site vilaverdeviva.com, no Blog oficial do Concurso 'VILA VERDE está viva!' e na página do Facebook do VILA VERDE viva! logo após fechada a votação.
8.2.  Os resultados serão ainda revelados junto de outros órgãos de comunicação social, regionais e nacionais, assim como demais instituições ligadas à cultura e ao turismo.

9.    Disposições finais
9.1.  A organização (VILA VERDE viva!) reserva-se o direito de expor, publicar ou reproduzir quaisquer dos trabalhos premiados, salvaguardando sempre a indicação do autor.
9.2.  Os trabalhos não premiados, assim como os premiados, versão papel e digital, passam a pertencer ao acervo de VILA VERDE viva!, não sendo devolvidos aos seus autores, mas salvaguardando-se os direitos autorais.
9.3.  A participação neste concurso pressupõe a plena aceitação dos termos do presente regulamento, sujeito a alterações que serão sempre comunicadas, em benefício do propósito do concurso.

10. Diversos
10.1. Os casos omissos do presente regulamento serão resolvidos pela organização do concurso.
10.2.  Os trabalhos que não cumpram o estabelecido neste regulamento serão automaticamente excluídos do concurso.

* A atribuição dos prémios monetários está dependente dos patrocínios angariados.